Todo mundo adora um feriado, mas pouco se pára para refletir sobre o conteúdo dessas datas. Por que são importantes? Por que foram eleitas para que não se trabalhe nesses dias?
O fundamento dos feriados é permitir que o cidadão participe das atividades cívicas, religiosas e comunitárias de seu grupo social. Para tanto, proíbe-se o trabalho nestes dias, permitindo que o trabalhador possa ter atuação significativa na vida do país.
Porém, muita gente só pensa em curtir um dia de descanso, fazer uma viagem ou curtir um fim de semana prolongado. É muito natural, com a vida corrida que se leva hoje em dia, que o trabalhador aja dessa forma.
Mas, nosso papel aqui no blog é relembrar às pessoas que existe uma razão bastante importante para que hoje não se trabalhe: fazer uma reflexão profunda sobre o tratamento dado aos negros do nosso país desde o descobrimento.
Temos uma dívida histórica com os negros. Antes da Abolição, eles não eram considerados seres humanos. O tratamento jurídico dispensado aos escravos era o mesmo que se dá hoje em dia ao gado: "semoventes", ou seja, coisas que se movem por si próprias. Eram proibidos de andar calçados. O primeiro presente que se dava a um escravo alforriado era um par de sapatos.
Os negros eram objeto de testamento, partilhados entre os herdeiros, não importando se tal partilha separava uma família inteira.
O Estado e a Igreja Católica mantinham "estoques" de "negros de ganho", ou seja, escravos de aluguel. Esta era uma das maiores fontes de renda destas instituições.
A vida de um negro no campo raramente ultrapassava os cinco anos, tamanha a exploração a que eram submetidos. Por isso, era importante que mais e mais negros fossem trazidos da África para continuar garantindo a "produção" e o "lucro" dos latifúndios.
E veio a Abolição: com ela, milhares de negros foram expulsos das fazendas, sem oportunidades de trabalho remunerado, passando a viver de esmolas e de biscates. Tal processo continuou até os dias de hoje, em que ao negro é ainda negado acesso a muitos bens sociais, apesar de já termos a oportunidade de ver alguns poucos negros ascendendo socialmente.
É fundamental que enfrentemos nossos preconceitos e que lutemos contra toda e qualquer discriminação. Este país foi construído pelas mãos e pelo suor da população negra. Um dia de consciência é pouco. Eles merecem muito mais que isso.
Eleonora
Dia Nacional da Consciência Negra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Disse tudo Lelê, ninguém reflete sobre o porquê dos feriados, sim que é um dia sem trabalho, sem escola. Também gosto de descanso, de feriado, de viajar etc, mas gosto de refletir : Será que essa data que está sendo comemorada, contribuiu para nossa evolução, aprendemos alguma coisa? São respeitados os direitos de todos?
Em relação a data em questão; Será que acabou a escravidão? Ou ela se apresenta de outra maneira?????????
Postar um comentário
Se você tem alguma idéia, sugestão, crítica ou comentário, basta postar aqui.
Beijos Encantados.