Eu já sabia que depois de sacada a rolha, as confissões sairiam em enxurrada... então, lá vai...
Tem muita gente por aí que afirma que eu odeio a Francine.
E eu já afirmei diversas vezes que isso é a mais pura mentira.
Ocorre que as pessoas confundem as críticas a determinados comportamentos dela a um julgamento de sua pessoa. Esse erro é bastante comum e acontece todo o tempo entre as pessoas.
Então, vamos ao ponto. Que condutas eu critico na Francine? As mesmas que um dia eu fiz e que fizeram me estabacar com a cara no chão. Sofri muito pelas consequências de tais condutas. E se minha experiência puder ajudá-la, pra mim será um sensação de "missão cumprida".
Portanto, quando vocês lerem uma crítica minha ao comportamento de qualquer pessoa, provavelmente eu mesma já tenha me comportado da mesma maneira no passado. É claro que não me refiro a comportamentos criminosos, mas a leviandades que a própria imaturidade nos leva a cometer.
Eu já fui extremamente ciumenta, possessiva, mesquinha e vingativa. E todas as vezes que me comportei assim, o resultado que obtive foi solidão, rejeição, arrependimento e vontade de modificar meu temperamento.
Mas, mudar um temperamento não é coisa fácil. Primeiro, por que nós tendemos a ser muito mais condescendentes com nossos erros do que com os dos outros. Em segundo lugar, nosso temperamento está arraigado em nós através de atitudes que parecem "automáticas", ou seja, não temos muito o hábito de refletir por que reagimos de tal forma a determinadas situações. Simplesmente agimos literalmente sem pensar.
E assim, eu posso confessar que já dei tapa na cara de namorado por que ele olhou pro lado, já fiz escândalos em lugares públicos, já me vinguei de traições com outras traições, era"barraqueira" e sempre me achava "cheia de razão". É claro, eu não tirava o olho do meu próprio umbigo...
Confesso que foi por motivos religiosos que comecei a tirar o olho do próprio umbigo e enxergar as pessoas em minha volta. Hoje, não é mais por causa de religião, mas por uma filosofia de vida: "Faça ao próximo como quer que te façam". Essa regrinha básica foi o estopim de todo o processo de mudança de minha personalidade.
Comecei a refletir sobre as consequências de minhas atitudes e percebi que elas não me faziam feliz, por que - ao desrespeitar o outro - eu atraía o desrespeito pra mim. E foi assim que comecei a disciplinar CONSCIENTEMENTE as minhas ações e reações: contar até 10 antes de reagir; pensar nas consequências antes de praticar um ato e, principalmente, me colocar no lugar do outro.
Um exemplo disso é que jamais publico um texto sob o calor das emoções. Digo sempre, antes de postar: "Entreguemos o assunto ao travesseiro".
A Juh acha isso engraçadíssimo, mas é a mais pura verdade. Sempre que algo me deixa indignada, o primeiro impulso é sair escrevendo... mas depois eu mesma me digo: "vamos dar uma noite de sono a esse texto". Resultado: no dia seguinte, ao acordar, já tenho um outro texto pronto na mente. Basta começar a digitar e ele flui naturalmente... E o conteúdo deste novo texto nada tem a ver com aquele escrito no calor da emoção.
É isso. Espero que tenha ficado claro que nada tenho contra a pessoa de Francine. Apenas vejo no comportamento dela a fonte de muitos dissabores para ela e para os que a rodeiam (isto inclui o Max) .
De igual forma, vejo que ela tem uma índole boa e - se quiser - será capaz de transmutar esse temperamento em atitudes de bom senso e de mais lucidez. Se foi possível pra mim, será possível pra ela.
Espero sinceramente que ela leia (e sua torcida) este texto e compreenda a diferença entre "criticar uma conduta" e "desgostar de uma pessoa". Eu jamais ofenderia Francine - como vejo muita gente fazendo por aí - com adjetivos. Aponto o comportamento que - na minha visão - precisa de modificação e mostro o porquê da minha reprovação a este comportamento. Tomara que ela consiga enxergar nisso, mais uma atitude de preocupação do que de reprovação gratuita. Ela aceita minhas idéias se quiser, afinal ela é livre e eu respeito quem pensa diferente de mim.
Agora chega ... confessei demais .. espero que esse processo de colocar os podres pra fora acabe logo, rssrsrs....
Beijão pra todos.
Lelê
Efeito Dominó - Confissões (parte 2)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Oi Lelê,
Mais uma vez parabéns!É muito difícil falarmos de nós e assumirmos que temos defeitos ou que já o mudamos. É mais fácil falarmos sobre as outras pessoas e apontarmos os seus erros, só que algumas vezes o que apontamos no outro é o que não gostamos em nós(complexo...gosto de estudar sobre isso, fico fascinada).Quando conseguimos chegar a perceber isso estamos num bom estágio de evolução.Entendi perfeitamente o que disse e gostaria que as pessoas lessem suas confissões de coração aberto, refletindo, sem ver segundas intenções, parar com a mania de já entrar nos blogs armadas para defesa, PESSOAS tem defeitos e qualidades.Gostaria que a internet fosse usada para mudanças de postura, melhorarmos o ser humano que existe em nós, colocássemos prá fora o melhor que há em cada um.Eu sei que o blog fala-se sobre bbb, então porque não aproveitar isso e valorizar o que vimos de positivo naquele confinamento e debatermos os comportamentos, princípios, como foi proposto no blog, até o próximo chegar? Não sou perfeita e nem gostaria, mas estou num estágio de evolução que acho algumas coisas desnecessárias e sem propósito. Todos temos uma missão quando chegamos a esse mundo, então porque não cumprí-la da melhor maneira possível? Não admiro MAX a toa, vejo muito de mim nele e para deixar claro: Não endeuso MAX, mas valorizo os princípios que ele expôs dentro e fora daquele programa.
Acho também que Francine teve e tem algumas atitudes que não acho legais e sinceramente gostaria que ela refletisse o que você escreveu, sem ficar na defensiva. fãs passam, fama também. Claro vai ficar marcado na história do bbb, mas outros brothers virão e vai continuar a vida.
Querida, que bom que pude te conhecer e saber desse seu lado,Obrigada.
Beijos Maximizadamente Concentrados
Postar um comentário
Se você tem alguma idéia, sugestão, crítica ou comentário, basta postar aqui.
Beijos Encantados.