. Esse é O CARA!!!

.  Esse é O CARA!!!

Uma visita inesperada

 Autor da Foto: Ivaldo Cavalcante

Estávamos ontem curtindo um papo animado, quando um rapazola, morador de rua, nos interrompeu.
Pediu atenção, mas, continuamos na conversa esperando que ele resolvesse ir embora. Ele não foi.
Em determinado momento, os olhos daquele adolescente cruzaram com os meus e ele se dirigiu a mim, sem hesitar: "A senhora poderia me dar um minuto de atenção para lhe mostrar o meu trabalho?"

Não gostei muito do tom que ele usou, mas resolvi conceder-lhe este minuto, como se estivesse lhe prestando um grande favor. Aos poucos um a um daqueles que estavam comigo foram fazendo silêncio e prestando atenção naquele menino.

Então, ele empertigou-se, segurou um caco de ladrilho, buscou embaixo dos trapos que vestia um tubinho de tinta azul marinho e o espremeu sobre o pedaço de azulejo quebrado.

De repente, aqueles dedinhos negros começaram agilmente a esfregar a tinta, com movimentos rápidos e em menos de um  minuto tínhamos uma linda paisagem à nossa frente. Diante de nossas expressôes boquiabertas, o garoto começou a falar:

"Peço uns trocados apenas para comprar minha tinta. Moro na rua. Posso escolher ir para um abrigo, mas se eu escolher não ir, levam meu cobertor e meu material embora. Esse azulejo que vocês vão comprar com seus trocados um dia vai valer muito!"

Parei... reconheci aquela atitude.. um artista determinado, confiante, apesar de todo o revés que sua vida vinha apresentando.. tentava provar seu valor, estava em busca de uma pequena brecha de oportunidade para mostrar seu talento!!!

Totalmente vencida, eu disse a ele: "Não desista nunca da sua arte", ao que ele respondeu: "É daqui pra melhor!"


Esse menino negro, que mora embaixo de marquises, não estará três meses na minha telinha. Não poderei ajudá-lo, mas... ah, como eu queria!!! Tanta dignidade naqueles olhos, tanta auto-confiança em circunstâncias tão adversas!!!

Decidi, então, guardar esse caco de azulejo pintado com aquela linda paisagem. Pedirei todos os dias a Deus para que me preserve  viva até que eu possa presenciar um milagre na vida daquele menino... Quero, um dia, entregar este caco a ele e dizer, olhando nos seus olhos:  "Este caco que nós compramos por uns trocados numa friorenta noite de agosto, hoje, vale uma fortuna. Guardei-o pra você. Mantenha-o entre os seus troféus, sempre à sua vista, para que ele te lembre diariamente da sua essência"

Aquele menino deu uma lição a todos nós. Não foi por acaso que ele chegou naquela mesa, onde todos que estavam ali eram ligados a Max, um artista que enfrentou as dificuldades, jamais deixou de acreditar em si mesmo e conseguiu superar as adversidades.

Não foi à toa que ele veio a nós.

Parei para refletir sobre como ando aproveitando as oportunidades que Deus me deu.. quantos estão por aí em busca de apenas uma pequena brechinha??!!
Será que estou desperdiçando as minhas?

E vocês??


Beijocas
Lelê

3 comentários:

Fernanda Reali disse...

Emocionante, amiga! Te entendo perfeitamente ao sentir medo da aproximação de um menino de rua e adorei que tiveste coragem para conversaar com ele, dar atenção e carinho.

Aqui em Copacabana, o que mais se vê são pedintes e moradores de rua, muitos com suas artes dignas, outros não. é difícil parar e ouvir. A gente se encolhe e foge rapidamente.

Todos temos que ajudar. Seja doando ração àqueles que recolhem cães das ruas, seja distribuindo leite em pó e agasalhos em orfanatos, é nossa obrigação ajudar.

Só que tu fizeste MUITO MAIS do que isso, porque doou atenção, o que raramente fazemos.

Te admiro demais! Obrigada pela tua amizade.

Anônimo disse...

Nossa! que lindo e emocionante texto Lelê, parabéns !!!!!!
Rosane877

Cândida disse...

Querida, que lindo esse seu momento. Me emocionei, pois já vivi algo parecido, e o melhor de tudo presenciei o esforço e a garra de um menino, que hoje com seus 25 anos se tornou um vencedor.
Bjssss

Postar um comentário

Se você tem alguma idéia, sugestão, crítica ou comentário, basta postar aqui.
Beijos Encantados.

#MAX12MESES - CHEGADA DE MAX NO BECO

#MAX12MESES - DISCURSO DE MAX

MAX E O FIM DO BBB9

CONCENTRAÇÃO: AS FORMIGUINHAS MAXIMIZADAS FIZERAM A DIFERENÇA

Todo Mundo Gosta de Ti, Max

MAX FOR ALL

Seguidores